A cada ano – ou virada de estação – lemos sobre elas: as tendências. Há quem preste mais ou menos atenção a elas, mas quando o assunto é moda e beleza as coisas se movem rápido. Isso não dá para negar.

Então, qualquer que seja seu estilo – mais clássica e atemporal ou ávida confessa por novidades –, reunimos aqui alguns estilos que prometem ocupar revistas, blogs e tapetes vermelhos mundo afora. Nem tudo é exatamente novo – até porque um ‘revival’ dos anos 90 está entre os “eternos retornos”. Mas como a gente adora manter você informada, anote aí o que o mundo da beauté nos reserva para 2018.

A vez dos cílios – Reforçando a linha “olho tudo”, a ideia agora é gastar um tempinho extra com os cílios na hora do make. Para um olhar mais “dramático”, aplique a máscara nos cílios superiores e inferiores, evitando acúmulo do produto e mantendo os fios bem separadinhos. E um truque para isso: espere uma primeira camada secar completamente e depois aplique uma segunda, com movimentos rápidos de zigue-zague.

Óleos… será? – O tema não é consenso – principalmente entre as brasileiras, que têm pavor de pele oleosa. Mas os argumentos dos fabricantes estão justamente aí: as novas fórmulas, além de fragrâncias deliciosas, podem ser surpreendentemente mais suaves. Consulte seu dermatologista para saber se seu tipo de pele pode ingressar nessa, mas tenha em mente também uma função coringa dos óleos: dar aquele help na hora da maquiagem. Sabe aquele corretivo sólido que você ama, mas que pode “pesar” um pouco no make? Misture-o com um pouquinho de óleo para sua textura ficar mais macia. E mesmo vale para as bases, que ganham em fluidez com algumas gotinhas…

Corta curto! – Essa vai para as mais “ousadas”. Depois dos bobs e long bobs, parece ter chegado a vez dos pixies (como na foto). Cortes bem curtinhos e que – maravilha! – podem ser opção para todos os tipos de cabelos – lisos, ondulados, crespos ou cacheados. E se engana quem acha que não dá para variar com esse tipo de corte. Além de ganhar mais liberdade para brincar com a cor, é possível usá-lo com franja, em estilo mais “bagunçadinho” ou penteado para o lado, bem boyish.

Imagem: Divulgação

Sombra colorida – Pode ser na pálpebra superior, inferior ou rente aos cílios. Tonalidades mais vibrantes prometem encher o ano de cor. A busca por referências de makes mais “acessos” aumentou 63% no Pinterest, e a gente descobriu que a novidade vale também para batons e delineadores. Cores de sucesso: laranja, roxo, vermelho (em tonalidades mais abertas) e o rosa candy.

Brilhante, garota – Lembra do gloss? Parece ter voltado – trazidos pelo ‘reviva’l dos anos 1990. Não dá para dizer que ele veio para reinar sozinho, esse “efeito molhado” deve mesmo é fazer companhia para a revolução das texturas matte. Ponto para quem gosta de variar! Ganho: lábios mais volumosos e com uma cor mais viva. Versátil, o gloss pode ser usado com qualquer tipo de maquiagem. Para quem quer equilibrar o look, por exemplo, uma dica é apostar na pele matte com o efeito de brilho nos lábios. Para um visual mais fresh, deixe tanto a pele quanto o batom com um toque brilhante.

Cabelos com textura – Percebeu que a onda dos fios chapados parece estar perdendo força? E nem estamos falando desse movimento lindo de recuperar cachos e a textura natural dos fios – isso não é tendência, é identidade! Mas some a isso uma “moda” muito divertida: adotar todos os tipos de ondas, das mais definidas às naturais – ou até com cara de “acabei de acordar”.

Segue o nude – Com a ótima notícia de que fabricantes e marcas de maquiagem finalmente atentaram que cada pele tem seu nude (relembre nossa matéria sobre o assunto), o que era tendência parece ter virado clássico: segue o nude e sua versatilidade na hora de um make discreto e cheio de estilo. Mas com o benefício de valorizar a beleza natural de todas as mulheres, não poderia ser diferente, não é? Aumento de 378% em pesquisas do Pinterest, em 2017.