Em mais um post dedicado a futuras noivas, falaremos sobre as vitaminas e minerais vindos de uma alimentação saudável, que estão intimamente ligados a um aspecto saudável dos cabelos e da pele, e a Dra. Luciana Maluf destaca que uma dieta rica em nutrientes é fundamental que auxiliam a beleza é fundamental nesta etapa. Não são eles que “melhoram” os cabelos esteticamente, mas, sim, os mantêm saudáveis.
Por isso é importante manter um equilíbrio da ingestão das vitaminas e minerais necessários para o corpo, como as vitaminas A, D, E e K, importantes para a manutenção da beleza. Neste caso, uma boa nutróloga sempre pode ajudar, e o seu dermatologista pode ainda, quando necessário, indicar a suplementação. Mas cuidado! O excesso também pode gerar alterações importantes no corpo. O excesso de vitamina A pode deixar a pele fica grosseira e causar queda de cabelo.

Como nesta etapa pré-casamento manter a beleza em dia e equilíbrio da alimentação também é essencial, confira as vitaminas e minerais que contribuem para manter pele e cabelos mais saudáveis e onde encontrá-los!

vitaminas pele cabelo

 

  1. Ferro

Mineral que entra principalmente na composição da hemoglobina – o pigmento que tem cor vermelha no sangue. Quando em baixas quantidades, pode gerar anemia – que entre suas consequências prejudica inclusive cabelos e as unhas. Na ausência dele, a pele pode se tornar seca e cabelos e unhas, quebradiços. A ingestão diária é de 8 a 18g e ele é encontrado nas carnes, aveia, no feijão e verduras escuras.

  1. Biotina

Vitamina do complexo B fundamental para várias reações químicas no corpo humano, traz reais benefícios pela sua função para os cabelos, pele e unhas. A ingestão diária adequada é em média de 30 Ug/dia, e a maior parte é sintetizada em nosso próprio intestino. Ela é encontrada na gema de ovo, leite, peixes, nozes e levedura.

  1. Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico ela é importante para a formação adequada do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos, portanto, fundamental para a manutenção da pele e da capacidade de cicatrização. Suas principais fontes são as frutas cítricas como a laranja, o limão, kiwi, abacaxi, morango, manga além de leguminosos com tomate e brócolis. Cremes enriquecidos com Vitamina C tambéms podem ser eficientes no tratamento de rugas finas da pele.

  1. Vitamina E

Esta é fundamental para as funções visuais adequadas e para uma boa função do sistema neurológico, mas também tem papel importante na beleza, pois atua como antioxidante e pode auxiliar nos tratamentos antienvelhecimento. A dose diária recomendada é de 15 mg e encontramos a vitamina E em verduras (espinafre, couve, alface etc.), azeite e vegetais (sementes de girassol, amêndoas, avelãs etc.).