O verão pede cuidados especiais com a pele. Atenção redobrada à fotoproteção, dicas de hidratação, procedimentos para o corpo e o rosto, as melhores técnicas de depilação e formas de controlar o excesso de oleosidade. Tudo aquilo que a estação pede para que a beleza e a saúde da sua pele caminhem juntas.

Fotoproteção

Se sempre falamos da importância de proteger a pele da ação dos raios solares, faça chuva ou faça sol, imagine no verão? O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção contra os raios UVA e UVB. A exposição diária a esses raios, sem a devida proteção, é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas da pele, bem como pelo aparecimento do câncer cutâneo.

Mas para manter a pele protegida a reaplicação do produto também é fundamental. A recomendação é reutilizar o protetor a cada três horas – com fator de pelo menos 20 no dia a dia e ainda maior em casos de exposição mais intensa ao sol (praia ou piscina) – lembrando de sempre reaplicar o produto.

E não precisa se preocupar com a maquiagem: a tecnologia cosmética já nos beneficiou com opções que evitam a necessidade de lavar todo o rosto e ter que refazer o make no meio do dia. Invista em um hidratante com fator de proteção solar (SPF) e cor, um spray fixador de maquiagem com protetor solar e pós faciais também com proteção. E uma dica: em casos de pele seca ou muito sensível e de uma exposição mais prolongada, prefira os produtos um pouco mais cremosos, já que os fluidos resistem menos à água e ao vento.

Hidratação

A principal dica aqui é escolher produtos feitos especialmente para o seu tipo de pele. Consulte seu médico dermatologista para descobrir as melhores opções. Depois é só seguir alguns passos simples, como aplicar o hidratante com as mãos em movimentos suaves e circulares, e não esquecer de espalhar o produto (sempre com a pele seca) e massagear a região para garantir melhor absorção.

E lembre-se de outros cuidados que serão sentidos na pele: investir em banhos mornos e rápidos (a alta temperatura da água pode causar ressecamento) e experimentar um shower gel no lugar do seu sabonete de sempre – além de não ressecarem a pele, esses produtos deixam um perfume incrível.

Oleosidade

Pele bem hidratada, mas livre do excesso de oleosidade, também não é segredo. Na hora de escolher o hidratante, cheque o rótulo dos matificantes, que tiram o brilho, ou das opções que tenham ativos que ajudem na renovação da pele, como ácido glicólico, por exemplo. Converse com seu dermatologista sobre essas alternativas.

Pense no seu tipo de pele também na hora de escolher o protetor solar. Já existem filtros secos, que combinam ação anti-umidade e anti-oleosidade. Além disso, graças a presença de ativos como sílicas, por exemplo, eles que ajudam a absorver a oleosidade.
Cuidado também com o excesso de maquiagem para não obstruir os poros. Troque a base, por exemplo, por um filtro leve – que tenha cor de base e silicone na formula. O silicone forma um filme protetor na pele, mas não penetra.

E repense a consistência e textura de suas fórmulas preferidas. Cremes nutritivos podem ser substituídos por uma loção ou por um sérum.

Para o corpo

Além do home care diário para o rosto, aposte também em técnicas pensadas especialmente para a beleza a saúde da pele do seu corpo. São procedimentos simples, realizados no consultório mesmo, mas que podem fazer a diferença que você precisa.

Entre os tratamentos disponíveis na Clínica Luciana Maluf, temos dado destaque a uma técnica combinada que se utiliza de duas tecnologias de ponta na dermatologia estética: o Freeze® e o Sculptra®.

O primeiro alia pulsos magnéticos e radiofrequência multipolar para o tratamento e a prevenção da flacidez. Já o segundo é um bioestimulador de colágeno, que melhora o contorno das regiões tratadas e também a textura da pele. Combinada, a dupla traz diversos benefícios ao corpo, como a melhora do aspecto da celulite e o estímulo da produção de colágeno.

Indica-se de uma a duas sessões mensais com Sculptra®, intercaladas por sessões semanais com Freeze®. Ou seja, o bioestimulador ganha o reforço da radiofrequência para estimular o colágeno, alisar a pele – deixando-a mais firme e durinha –, combatendo a flacidez. Os resultados são excelentes, com eficácia comprovada na região dos glúteos, culote e parte interna da coxa e do braço.

Depilação

São muitas as pessoas que não toleram pelos nas pernas, axilas ou mesmo virilhas. Questões culturais e gostos a parte, o que vale saber é que as técnicas para eliminá-los estão cada vez mais eficazes – e menos doloridas.

A depilação a laser vem sendo cada vez mais procurada por ser um método fácil e eficaz de eliminar os pelos para sempre. Consiste na aplicação de luzes com a tecnologia a laser de última geração, que elimina as células da raiz do pelo até que a depilação permanente ocorra.

Os equipamentos mais modernos do mercado trazem parâmetros ajustáveis de energia, pulso e densidade que os tornam adequados a diferentes tipos de pele. Ao passo que o comprimento da onda de luz é devidamente ajustado para a pele étnica mais escura, ou as muito bronzeadas. É tudo uma questão de conhecimento e experiência sobre as características e o funcionamento da pele.