“As pessoas não percebem o que estão comendo. Você olha a comida e pensa: ‘O que tem nisso?’ ‘Ah, é só chocolate!’ ‘É só Gatorade!’ Mas, nos ingredientes, há uma longa lista de lixo que eles colocam na sua comida. Não quero toda essa porcaria. É só a forma que eu vivo”. Esse depoimento poderia ser de uma nutricionista, blogueira de saúde, beldade ou coisa assim, mas não, é do lutador de UFC norte-americano Nate Diaz que surpreendeu o mundo das lutas no último sábado, ao ganhar do irlandês Conor McGregor, grande campeão dos octágonos.

O tema ganhou destaque em jornais e na internet levantando uma questão fundamental: dá para ser forte, atleta e tudo mais se alimentando sem proteína animal. Peso leve, categoria que permite lutadores até 70,3 kg, Diaz adota dieta vegana, sem a ingestão de alimentos de qualquer origem animal desde os 18 anos, e ainda prioriza comidas cruas, ou seja, raw vegan.

“Quase o ano todo tento comer alimentos crus, manter minha dieta orgânica, é mais saudável, você se recupera mais rápido”, explica Diaz, listando os benefícios de seu hábito. “Posso comer o quanto eu quiser e ainda perder peso”, acrescentou ele em entrevista para a ESPN. Sonho? Não, pura realidade e ainda com a vantagem da alta disposição, já que Diaz acredita que chega com mais energia que seus oponentes no octógono.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Nate Diaz

Sem comer nada de origem animal, Yasmim Brunet também declarou em entrevista ao site Ego que a pele e os cabelos dela ficaram mais bonitos e saudáveis após decidir virar adepta da dieta vegana. A modelo, que já era vegetariana há 9 anos, também disse se sentir melhor após começar a comer apenas legumes, frutas e verduras orgânicas.

Alguns ainda defendem que as proteínas de alto valor biológico são as que possuem quantidade adequada de todos os aminoácidos, e são as mais importantes para o cabelo e para pele, fundamentais para o organismo e insubstituíveis. A retirada da proteína animal pode trazer algumas complicações como a baixa do sistema imunológico, infecções e queda de cabelo, por isso, o ideal seria manter uma alimentação balanceada, combinada de todos os nutrientes essenciais para o organismo.

Para compensar, vale investir em alimentos vegetarianos ricos em proteína, importantes para a reparação das fibras musculares, como leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), nozes, sementes, produtos de soja ou cereais. Diaz já chegou a brincar com o assunto: “Não como só alface”.

Embora incomum, o veganismo e o vegetarianismo são adotados por outros atletas como as irmãs tenistas Venus e Serena Williams.

O importante, como sempre, é ter acompanhamento médico.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]