Cheguei adiantada em 2015. Passei a festa de ano novo no Japão, em Tóquio. Enquanto comemorava a passagem de Ano, meu irmão me contava que ainda faltavam 12h para o réveillon dele, no México…Tóquio é uma cidade linda, que respira organização, prosperidade e busca de qualidade de vida. Um povo quieto e respeitoso, de forma geral os japoneses são muito solícitos em ajudar os estrangeiros, mesmo quando não entendem o inglês. 

Vou compartilhar com vocês algumas das minhas aventuras na ‘Terra do Sol Nascente’ e minhas observações e impressões sobre o jeito japonês de viver. 

 O Cuidado – Estou pra conhecer um povo mais cuidadoso! Tóquio é uma cidade visivelmente bem cuidada – não se vê lixo nas ruas, nem um papelzinho; as lojas, por mais simples que sejam, mostram organização e apuro até na exposição de docinhos nas vitrines, artisticamente desenhados. Bom de ver. Passa uma aura de respeito pelo próprio trabalho e, principalmente, pelo consumidor. Detalhe!! Essa foto foi tirada dentro de uma estação de metrô!!

Deficientes – Mais uma vez, o respeito a todos os cidadãos japoneses é visível nos detalhes. A cidade é planejada e estruturada para atender aos deficientes físicos – nas ruas e calçadas, no transporte público e no atendimento às necessidades especiais.

Banheiro Público – Imagine: o acento do vaso sanitário é aquecido e você pode apertar um botão na parede que começa a fazer o barulhinho de água caindo, para que você se concentre no seu xixi!!!!…não acreditei!!! ahahahaha!!!!

As japonesas – De modo geral, fiquei com a impressão de que elas são sempre muito delicadas e polidas. O estilo de andar é único em sua leveza.  Nas ruas de Ginza – a 5ª Avenida do Japão! – você vê mulheres muito bem vestidas – ora chiques, ora extravagantes – mas sempre com roupas de qualidade notória (os tecidos são fantásticos!). Desfilam a elegância em saltos altos, cabelos impecáveis e rostos de pele perfeita, coberta com maquiagem de primeira linha. Tudo indica que as japonesas são grandes consumidoras de produtos de beleza e de roupas, bolsas e acessórios.

Cosméticos – A quantidade de produtos cosmiátricos é grande e variada. Além das boas marcas ocidentais de praxe, muitas marcas orientais, sendo que a famosa Shiseido, bastante conhecida e usada no ocidente, é o carro chefe da cosmetologia japonesa.  

Máscaras – Conversando com as orientais no meu fellow em peles étnicas nos Estados Unidos, investigando a fórmula de alguns produtos e ouvindo umas e outras (nem todas falam inglês!) sobre seus hábitos de cuidados com a pele, decidi trazer para o Brasil algumas máscaras japonesas – clareadoras, firmadoras e rejuvenescedoras. Máscaras que, além de ter uma excelente formulação básica, contém colágeno, ácido hialurônico, vitamina E, e arbutin (clareador). Acredito que será um excelente complemento para potencializar os tratamentos na clínica com lasers, luz intensa pulsada e radiofrequência, quando combinados numa mesma sessão.

Akihabara

O mundo dos cacarecos eletrônicos é aqui no animado centro de Akihabara. É o bairro para se comprar vídeos, games, computadores e, pra quem gosta, os mangás. Parece uma 25 de Março muito piorada!

Monte Fuji

Na noite do réveillon jantamos em Kyoto. Fizemos a viagem no ‘trem bala’ – Shinkasen – que chega à velocidade de 320 km/h !!! A distância entre Tokyo e Kyoto é de pouco mais de 500 km, que foram percorridos em 2 horas e meia, sem que você percebesse que está dentro de um trem. A foto do maravilhoso Monte Fuji foi tirada em cima dos trilhos, em alta velocidade!!!