(Foto: Divulgação)

Já é grande dúvida diante do universo de produtos que a indústria dos cosméticos oferece. Marcas, indicações, eficácia comprovada – como escolher? O tempo na frente da prateleira fica ainda maior quando muitos deles se apresentam em fórmulas diferentes: creme, gel ou, mais recentemente, em sérum.

Escolher entre os três é uma tarefa que requer mais cuidado do que apenas decidir qual a textura que mais agrada. Uma vez que as diferenças entre as fórmulas, por sua vez, vão além da aparência e do toque.

Os produtos em creme já são tradicionais e encontram lugar garantido na rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo. Ao passo que os géis surgiram como alternativa para fugir de fórmulas que contêm óleo – por se liquefazerem ao contato com pele, os produtos em gel deixam uma camada mais fina e não obstrutiva. Já os séruns (termo que significa soro) são ainda mais líquidos e despontam como novidade no home care, dadas às suas altas concentrações de ativos e funções específicas de hidratação e revitalização da pele.

Abaixo, listamos as principais características de cada um. E importante: qual é mais indicado para os diferentes tipos de pele:

Creme – Além de suas características evidentes – a textura densa, mais espessa – sua formulação semissólida tradicionalmente combina água, óleos e gorduras destinadas a ajudar na hidratação da pele. Justamente por isso, é indicado para quem tem pele seca, menopausada e/ou sofre com aquela sensação de “repuxamento” e aspereza – principalmente após lavar o rosto. Pode também ser recomendado em caso de peles normais, mas que precisam de uma certa dose de hidratação.

Gel – A textura fina é livre de óleo (oil free), além de apresentar rápida absorção e dar uma sensação de refrescância na pele. Por isso, nutre e hidrata sem obstruir os poros, o que evita que a pele fique “engordurada”. É o mais indicado para quem sofre com excesso de oleosidade e suas consequências: brilho excesso, poros dilatados e tendência à formação de cravos e espinhas. Peles mistas, que geralmente apresentam oleosidade só na chamada zona T do rosto (testa, nariz e queixo), também podem se dar bem com ele. Pode ser alternativa para as peles sensíveis e irritadas.

Sérum – O produto é a base de água, o que lhe confere uma textura mais fluída e não gordurosa. Essas propriedades permitem que ele penetre mais rápida e profundamente na pele. Dessa forma, atua mais rapidamente que um hidratante e, como contém altas concentrações de ingredientes ativos, tende a ser mais eficaz para tratar problemas específicos (manchas, rugas, flacidez). Por oferecer hidratação equilibrada sem deixar o toque “pegajoso”, tende a ser uma boa alternativa para as peles mistas – que apresentam oleosidade na zona T e ressecamento nas demais áreas.