Rodiofrequência ou criolipólise?

Essa é a dúvida na hora de buscar um tratamento adequado para remodelar o corpo, acabar com a celulite e com a famigerada gordurinha localizada em regiões como abdôme, flancos e culote. Ambas são seguras se aplicadas por um profissional altamente qualificado e cuidadoso, o que é fundamental para qualquer tratamento estético, mas ainda mais delicado quando falamos em manusear aparelhos de alta tecnologia.

Radiofrequência

Na Radiofrequência são emitidas correntes de alta frequência que agem através da geração de calor no tecido embaixo da pele, o que induz a produção de novas fibras de colágeno e melhora o aspecto da pele. Além da gordura, ela também age muito bem na redução de rugas, estrias e cicatrizes de acne e o procedimento é simples e não invasivo. Como o calor profundo atua na célula de gordura aumentando a oferta e a difusão de nutrientes e diminuindo o estoque de energia, ele contribui para a redução de seu volume. Com a melhora da gordura localizada acontecerá a melhora do aspecto da celulite, e o resultado já pode ser percebido em cerca de um mês.

Criolipólise

Já no processo da Criolipólise um aparelho congela a camada de gordura sob a pele e pode eliminar até 20% de gordura por sessão, mas a melhora geral só aparece em cerca de dois a três meses, por isso é necessário se programar. Durante o procedimento o tecido gorduroso atingirá 10 graus centigrados negativos produzindo danos irreversíveis nas células gordurosas e seu conteúdo, “despejados” pelo corpo no compartimento extracelular, preenchido de líquidos e outras substâncias.  Fisiologicamente esse processo de eliminação é lento, e o organismo precisa de tempo para que o sistema linfático transporte a gordura a ser queimada, por isso os resultados costumam aparecer a partir de três semanas. O pós-procedimento é considerado leve mas a pele pode ficar dolorida, fria ou endurecida ao toque, sensação que tende a desaparecer conforme ela volta a esquentar.

Em ambos os casos o paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia. Outros procedimentos como a drenagem linfática, que contribui para a redução de toxinas nos tecidos, podem ser combinados para otimizar ainda mais os tratamentos, e a manutenção é essencial para manter um bom resultado a longo prazo.

Dra. Luciana Maluf