Foto: Divulgação/William Stitt

Conheça os benefícios do tratamento que combina laser CO2 + peeling ou drug delivery + toxina botulínica + preenchimento

O processo de envelhecimento altera a estrutura dos nossos ossos e músculos, modifica os compartimentos de gordura e muda as características da pele – que vai ficando mais “frouxa” em virtude da diminuição do colágeno. Por isso, um bom tratamento rejuvenescedor deve atuar em todos esses níveis, harmonizando a relação entre eles e, consequentemente, o aspecto geral da face, tirando aquele ar de “cansaço” do rosto.

A esse tratamento que evolve todo o complexo da face chamamos rejuvenescimento tridimensional – ou seja, aquele que age em todas as camadas da pele. O resultado é obtido por meio da combinação de diferentes procedimentos (cada um ministrado a seu tempo ao longo do tratamento) e que inclui o uso do laser de CO2, a realização de peelings ou a entrega de substâncias (drug delivery) e os uso de injetáveis (toxina botulínica + preenchimento). Um processo global de harmonização e que depende dessa combinação para alcançar os melhores resultados.

Com o laser de CO2 (que, em geral, inicia esse tratamento) é provocado o aquecimento e o tightening (esticamento) da pele mais superficial, aquela que está bem “molinha”, cheia de pequenos sulcos e marcas. Ele promove um estímulo do colágeno superficial, melhorando o aspecto das rugas, com resultados bastante interessantes.

O peeling é feito com ácido retinoico e, dependendo de cada caso, a escolha pode ser um delivery de clareadores (se houver muitas manchas a serem tratadas) e de substâncias rejuvenescedoras, como o ácido hialurônico.

Cerca de duas semanas após o uso do laser de CO2 – tempo estimado para que ele surta os efeitos desejados (o que, por sua vez, vai depender da intensidade usada) –, é a hora de incluir os injetáveis. O preenchimento, em geral, é feito com ácido hialurônico, reposicionando os compartimentos da face, melhorando a flacidez e estimulando o colágeno mais profundo (aquele que o laser de CO2 não atinge). Já a toxina botulínica, diferentemente do preenchedor, entra para relaxar os músculos sem paralisá-los, agindo diretamente no processo de formação da ruga, evitando que ela fique mais profunda.

Todo esse trabalho tem como objetivo um rejuvenescimento compatível com cada pessoa, sem que haja modificações no desenho do rosto. Cada vez mais temos visto, entre médicos dermatologistas e os próprios pacientes, uma busca pela harmonia, uma melhora dos traços característicos do paciente. A ideia é que as mudanças sejam notadas, mas que não fique evidente o que mudou. Essa é a arte da cosmiatria. Por meio de uma harmonização, conseguir suavizar marcas (rugas, sulcos), eliminar ou amenizar manchas e reposicionar os compartimentos de gordura. Sempre respeitando o desenho original do rosto.

Dessa forma, conseguimos uma melhora significativa daquele “semblante cansado”, promovendo um efeito rejuvenescedor por camadas, nos diferentes componentes que constituem a pele. O efeito não só é harmonioso, mas também mais duradouro – lembrando sempre que por “duradouro” não se quer dizer definitivo, uma vez que o próprio processo de envelhecimento é contínuo e, por isso, todos os tratamentos dermatológicos requerem uma frequência.