Diminuir a retenção de líquidos, controlar o estresse emocional, promover a melhora da circulação sanguínea e linfática. Esses são quatro dos (muitos) benefícios que os diferentes tipos de massagem podem oferecer à saúde do corpo –  e que, literalmente, é possível sentir na pele.

Na Clínica Luciana Maluf, além de encontrar um centro de excelência em dermatologia – que inclui alguns dos equipamentos e procedimentos mais modernos na área –, o Espaço Estética contempla também diferentes estilos de massagens que, juntas, cobrem tudo o que esse método pode fazer (além de relaxar).

Reunimos aqui algumas informações que vão te ajudar a encontrar o movimento certo para você.

Drenagem Linfática Facial e Corporal – A técnica segue o trajeto dos vasos linfáticos até os gânglios linfáticos. Os movimentos – lentos, suaves e superficiais – estimulam o sistema linfático e direcionam os líquidos excedentes pelo corpo para este sistema. Com isso, ela contribui para a diminuição da retenção de líquidos, além de eliminar toxinas e melhorar a circulação sanguínea e a aparência da celulite.

Extremamente relaxante, não causa dor, incômodo ou hematomas, sendo indicada para o pós-operatório de procedimentos estéticos e mesmo de cirurgias plásticas, já que ajuda a diminuir o inchaço, as aderências dos tecidos e evita a formação de fibroses.

Dependendo do caso, o indicado é realiza-la de duas a três vezes por semana. E, quando feita manualmente, é recomendada também para gestantes a partir do terceiro mês de gestação – desde que haja autorização e seguimento médico.

Massagem Relaxante – Aqui, os movimentos seguem suaves, mas mais firmes, a fim de atingir o objetivo de equilibrar o corpo e a mente.

O nome já adianta bem a que ela serve, já que alivia a ansiedade e a irritabilidade, diminui os efeitos da depressão e controla o estresse emocional. Mas os benefícios vão além disso: ela contribui para a circulação sanguínea e linfática, melhora o sistema imunológico, aumenta o fluxo de nutrientes e contribui para a eliminação de toxinas, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Esse estilo de massagem causa um efeito relaxante no sistema nervoso central e proporciona um sono mais relaxado. Se realizada uma vez por semana, tem o benefício ainda de criar no corpo uma “memória” de relaxamento e bem-estar.

Massagem Redutora ou Modeladora – Sua função de reduzir medidas e remodelar o corpo pede que essa massagem seja feita com movimentos mais rápidos e intensos. É realizada em todo o corpo, dando prioridade para as áreas onde há um acúmulo maior de gordurinhas localizadas – como flancos, culote, abdômen e glúteos.

Ela também ajuda a reduzir a celulite, melhora a circulação sanguínea, a oxigenação dos tecidos e a superfície ondulada da pele, ativa o metabolismo local, além de ajudar na hidratação cutânea. A recomendação é de duas a três sessões por semana.