Que tudo é interligado no nosso corpo pode não ser novidade para ninguém, mas a cada dia descobrimos mais e mais ligações, mais e mais conexões que nos mostram que saúde física e mental andam lado a lado, e que não há cura do corpo sem buscarmos um equilíbrio na mente. Nosso córtex controla tudo, e é nele que devemos pensar antes – ou ao mesmo tempo – de cuidar de nossas queixas, sejam elas doenças de pele, imunológicas, gastrointestinais e outras tantas. Aqui, falamos sobre um tema não novo, mas cada dia mais recente para a medicina, e mais urgente para médicos e pacientes: a Medicina Integrativa, e agora pelo espectro da dermatologia. Confira.

“O estresse está associado à
supressão de um processo de resistência geral do indivíduo,
tornando pessoas suscetíveis a agentes infecciosos
múltiplos, ou que o estresse esteja associado com a
supressão de muitos processos imunitários, com resultado
semelhante”.

A psiconeuroimunologia, desde a década de 1970, acumulou grande volume de evidências de que a mente e o corpo estão em interação permanente por meio de alterações elétricas do córtex cerebral, geradas por pensamentos, e por comunicadores químicos do sistema neuroendócrino, do sistema imunitário e dos órgãos e seus receptores celulares. Um estudo recente, “Dermatologia integrativa: a pele em novo contexto”, de Roberto Doglia Azambuja, analisa os efeitos dos impulsos cerebrais negativos na saúde da pele, e enxerga o acompanhamento psicológico como parte fundamental do sucesso do tratamento.

córtex cerebral

A evidência, percebida por todos os dermatologistas cotidianamente, é de que quase todas as doenças da pele criam ansiedade, preocupação, medo, vergonha, sentimento de rejeição ou outras emoções, e muitas doenças da pele têm seu curso agravado por estados de tensão psicológica além do fato de que outras podem efetivamente ter sido precipitadas por fases de estresse psicossocial.

Isso faz todo sentido quando se lembra de que a pele e o sistema nervoso têm uma ligação direta de origem, já que ambos provêm da camada mais externa de células embrionárias, a ectoderme. A pele participa desse grande sistema integrado como órgão de imunovigilância avançado por intermédio dos ceratinócitos, células de Langerhans, células de Merkel, linfócitos residentes e células endoteliais do plexo capilar, que produzem seus próprios mensageiros químicos, bem como recebendo informações do sistema nervoso central pelas terminações nervosas livres. Pela pele pode-se influenciar processos internos, psicológicos e emocionais.

Então falamos sobre o tema que dá nome a este estudo: Dermatologia integrativa! O que é? É a psiconeuroimunologia aplicada a: 1. dar atenção aos aspectos físico, mental e emocional do indivíduo; e 2. utilizar recursos complementares para reduzir o estresse e aumentar a eficiência dos tratamentos. Pode parecer óbvio, mas ainda demos uma defasagem grande deste tipo de atendimento nas clínicas e consultórios.

O tema, que tem muito a ser trabalhado, é de extrema importância para a Dra. Luciana Maluf em sua prática clínica. Aqui, você vai acompanhar uma série de matérias no mês de janeiro sobre este assunto, e vamos esclarecer todas as dúvidas que ficarem!! Vamos juntos, rumo a caminhos mais sensíveis, uma medicina mais humana e completa.

Então vamos começar o ano com alto astral e otimismo? Nos vemos em janeiro, aqui no Mundo Dermato, e na Clínica Dermatológica Luciana Maluf!

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2016!