Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, e também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez. É mais comum em mulheres com tons de pele mais escuro e mais probabilidade de apresentar a doença.

O produto mais indicado para evitar machas na pele é o bloqueador solar, que cria uma barreira física e química que impede o sol de chegar à pele. Por incrível que pareça, a maquiagem também exerce um papel importante no que diz respeito à proteção da pele contra manchas. Ela cria uma barreira física que também impede o raio solar de atingir a pele, mas não significa que ela é suficiente. A melhor prevenção contra as manchas no rosto é combinar várias atitudes, como usar bloqueador solar e também um chapéu.Além de se expor ao sol por pouco tempo e em horários específicos.

O tratamento do melasma é um desafio, já que a doença apresenta muitas vezes reaparecimento das manchas após a melhora. Os peelings químicos fazem parte do arsenal terapêutico, sendo os de ácido retinóico uma das opções com resultados satisfatórios.Também existem o ácido glicólico, mandélico, entre outros. Lasers também podem ter sua indicação e serem combinados aos peeling. E sempre manter o clareamento em casa com cremes despigmentantes adequados e protetores solares com base. Ainda pode ser adicionado a isso os protetores e clareadores via oral!

Melasma – Manchas escuras que aparecem na face. A causa está relacionada a fatores hormonais, normalmente a gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais, e o fator desencadeante é a exposição da pele ao sol. Quando ocorrem na gravidez, tem o nome de ‘cloasma gravídico’. O melasma pode ter componente somente melânico, componente predominante de vasos ou ser um misto de melanina e pequenos vasos locais. Também pode ter uma localização mais epidérmica (superficial) ou dérmica (profunda), ou mista. É mais comum nas mulheres, mas nos homens também pode aparecer. Tendência genética é fator predisponente.

Tratamento de Melasma em Peles Étnicas – A esfoliação periódica ajuda na limpeza e retirada da camada superficial de pele morta, melhorando a penetração dos produtos clareadores (hidroquinona, ácido kójico, ácido azeláico, arbutin, bélides etc). Ácidos à noite e corticóides periódicos devem ser aplicados adequadamente para cada caso. O protetor solar (com base) e FPS mínimo de 30 é imperativo. Atualmente há clareadores e antioxidantes (como o picnogenol, por exemplo) via oral que auxiliam no combate do escurecimento e piora do quadro clínico. No consultório, os lasers, peelings, e procedimentos com drug delivery de despigmentantes (medicamentos colocados sobre a pele após um procedimento para melhor penetração) podem ser feitos isoladamente ou em combinação, e a manutenção do tratamento deve continuar em casa.

 

3melasma2
 

Relacionados