Maquiagem sempre impecável? Com um clima quente como o nosso – e some-se a isso a umidade de um país tropical –, fazer o make atravessar o dia pode ser uma tarefa quase impossível. Mas ainda bem que é “quase”.

Além de produtos feitos especialmente para resistir ao suor, existem também alguns truques que ajudam seu make durar mais – no máximo, você vai precisar daquele retoque básico antes da happy hour. Confira nossas dicas:

Prepara! – Um make perfeito (e resistente às intempéries) começa pela preparação da pele. Lave bem o rosto com um sabonete indicado para você. Com a pele limpa e livre de oleosidade os produtos aderem melhor e resistem por mais tempo.

Oil free – Um primer livre de óleo também é um aliado nesse movimento de resistência. Ele cria uma camada que impede a transpiração excessiva de se misturar à maquiagem. Prefira aplicar o produto com o auxílio de um pincel, dessa forma a oleosidade e o calor das mãos não se transferem para o rosto.

Base boa – Depois de preparar a pele e passar o primer, escolha uma base líquida e de longa duração – as com silicone na fórmula são resistentes à água. Esses produtos aliam alta cobertura a uma fórmula leve (melhor escolha para os dias quentes). Experimente começar com uma camada fina e veja o efeito. Se achar necessária uma dose extra, aplique novamente. Saiba mais sobre como obter um efeito natural com a base aqui.

Sempre com você – Quando a ideia é durabilidade, as sombras em gel mostram (o dia inteiro) a que vieram: depois de secas elas ganham em resistência. Mas se aquela cor que você ama só vem em pó, anote um truque: molhe o pincel em um pouquinho de água e aplique-a ainda “molhada”. Espere secar e adicione mais camadas até atingir a intensidade de cor desejada. Já blushes e iluminadores são mais eficazes nas versões em pó mesmo – já que os produtos em creme geralmente têm fórmula oleosa, aumentando o risco de escorrerem na pele ao longo dia.

Boca tudo – Batons com acabamento matte tendem a ser mais duradouros e resistentes a temperaturas mais altas. Mas é possível manter sua cor preferida nos lábios mesmo com as versões cremosas: a dica é preparar os lábios com um corretivo e uma camada de pó antes de aplica-lo. Isso ajuda a deixar o batom menos cremoso e a fixar mais a cor. E lembra do truque de tirar o excesso com guardanapo? Ajuda bastante: passe o batom, pressione o guardanapo nos lábios e em seguida passe uma nova camada.

Final feliz – Tudo pronto? Então, para finalizar, aplique uma camada de pó translúcido com um pincel kabuki (o mesmo usado para o efeito esfumado) e aposte num spray fixador – borrife a 30 centímetros de distância do rosto para não borrar o make.

Vale sempre lembrar que fórmulas – com ou sem óleo, função adstringente ou não – e consistências (creme, gel, sérum – saiba mais aqui) dependem muito do gosto pessoal e do tipo de pele de cada um. Em caso de dúvidas, consulte sempre um profissional.