A força da gravidade agora está entre as preocupações das marcas dermocosméticas. Os fatores ambientais como raios ultravioleta, calor, poluição e maus hábitos como o cigarro permanecem como os grandes vilões da pele, no entanto recentes pesquisas internacionais colocam a gravidade como uma preocupação. Essa força diminui a resistência de nossa pele principalmente quando não há hidratação com ativos que promovam estímulo ao colágeno e à renovação celular. A falta de hidratação demonstra uma pele envelhecida, que é acentuada com certeza pela força da gravidade. Em termos práticos: a força gravitacional pode acentuar o aparecimento de linhas finas, flacidez e rugas. Mas não há necessidade de viajar para ambientes “gravity-free” para manter a pele jovem. Isso porque tratamentos preventivos e reparadores focam na firmeza e na reposição do volume perdido!

Para evitar o envelhecimento precoce, é recomendável buscar a orientação de um dermatologista, que poderá orientar sobre o uso de tecnologias e cosméticos cujas formulações apresentem bio e nanotecnologia. Antigamente as formulações dificilmente passavam da epiderm, mas hoje já temos ciência que ativos que podem agir, por exemplo, produzindo colágeno, que tem função de ancoragem e sustentação mantendo a firmeza, são eficientes se bem manipulados em processos como drug delivery, por exemplo.
A questão da hidratação é um ponto importante, principalmente no quesito preventivo.
Especificamente na questão da gravidade, são recomendadas substâncias de retenção de água, antirradicais livres, e que retirem do meio intra e extracelular os resíduos que atrapalham no bom funcionamento das estruturas. Renovadores celulares fazem com que as células cheguem mais oxigenadas à superfície, principalmente se associados com ativos que agem incentivando a renovação e proliferação celular na junção dermoepidérmica, o que garante uma pele menos flácida.
Outro ponto fundamental é a questão da energia mitocondrial, fundamental para enfrentar a ação da gravidade. Quando pensamos em uma pele envelhecida, devemos atuar de forma protetora, com uso de Vitamina C, por exemplo, que confere ação imunoprotetora contra a degradação do colágeno, ao mesmo tempo em que vai estimular a síntese de colágeno.

Os tratamentos com cosméticos antigravidade podem e devem ser associados a lasers e radiofrequência, aplicada internamente e externamente, quebrando paradigmas da técnica convencional, oferecendo multibenefícios, principalmente nas principais alterações (flacidez, linhas e rugas) potencializadas pela gravidade.