Todo mundo conhece o conceito de “sono de beleza”, e o efeito positivo que essas boas oito horas tem na nossa pele não é só conto popular. Enquanto você finalmente desliga os radares e começa a relaxar, a sua pele está apenas acordando para uma noite movimentada de renovação celular, reparação de danos e preparação para agressões ambientais do dia seguinte. É à noite que o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve os nutrientes melhor que em qualquer outro período do dia. Por essa razão, o que você coloca na sua pele todas as noites é de extrema importância – pense cremes em cremes que “trabalham” pela sua pele, produtos de limpeza minuciosa e abundância de ingredientes ativos para mudar o jogo e turbinar a sua rotina noturna.

DSC_1681 (2)“Após uma avaliação clínica dermatológica detalhada, a receita com a sequência de produtos e os horários corretos de aplicá-los é essencial e individualizado. Dependendo do tipo de pele e da saúde que ela apresenta, cada regime de produtos deve ser detalhado, assim como estipulado o prazo de uso, levando em conta, entre outras coisas, a sazonalidade e o clima do Brasil. Para algumas pacientes, costumo intercalar, por exemplo, os cremes da noite – um ácido e um hidratante nutritivo – para outras, com pele oleosa e engrossada, pode-se usar o ácido por 3 a 5 noites seguidas, dependendo da concentração e dos outros componentes associados e da resposta individual de cada pele. Por isso, uma boa relação médico-paciente é importante e o contato próximo é fundamental.”
Dra. Luciana Maluf

 

Sabendo utilizar os cosméticos com inteligência, é possível tratar do corpo, rosto e cabelo enquanto você desfruta de suas horas de sono.

O principal cuidado com a pele antes de dormir é a limpeza, e sabonete, por melhor que seja, não é suficiente. Para remover todos os restinhos da maquiagem, use um bom demaquilante e tônico facial. Espalhe o produto com um algodão, até que ele saia sem vestígios de pó, base, sombra ou blush.

Com a pele limpa forneça nutrientes e hidratação à ela. Use cremes noturnos nutritivos com colágeno e vitamina C, por exemplo, além de ácidos para combater tendências a com acne ou manchas. O mesmo vale para os cremes que previnem as rugas e a flacidez (principalmente na área dos olhos e do pescoço). Por causa dos ingredientes, estas fórmulas só podem ser usadas quando não há radiação solar (sob o risco de mancharem a pele). Só não se esqueça de, ao acordar, lavar bem o rosto e retirar completamente o produto.

Se você tem problemas com olheiras, use cremes específicos para olheiras na região dos olhos para amenizar a aparência pela manhã. Aproveite a noite para manter os lábios hidratados e evitar as rachaduras, as pomadas de bebê e balms específicos de tratamento são ótima opção.

sono

As áreas secas do corpo, como calcanhares, cotovelos e joelhos precisam de cuidados especiais. Aproveite a noite para usar os hidratantes densos e potentes que podem causar incômodo durante o dia. Óleos vegetais para hidratar essas regiões: além de mais potentes eles são mais naturais e nutritivos.

E não é apenas o rosto que se beneficia dos cuidados noturnos: a hora de dormir é ótima para cuidar de queixas como estria, celulite, gorduras localizadas além de mãos e pés ressecados.

Faça das suas noites um verdadeiro ritual de beleza e sinta-se acordando ainda mais linda fresh!