Drug delivery: saiba mais sobre a técnica que promete potencializar o resultado de tratamentos estéticos

Muitos cremes prometem chegar à derme profunda e promover benefícios antienvelhecimento, mas sabemos que a capacidade de penetração depende de uma série de fatores. Para assegurar a ação dos ativos de forma mais profunda na pele, o melhor é recorrer à técnica de drug delivery. Primeiro é feito algum procedimento como microagulhamento ou laser, que aumenta a disponibilidade da pele de receber esses ativos. Depois são aplicadas as substâncias como Vitamina C (antioxidante), o Ácido Hialurônico (hidratante) e Ácido Retinóico (antiaging) e Biotina.

Como é realizado

Técnica minimamente invasiva, o microagulhamento consiste em produzir micro-furos na pele com auxílio de pequenos rolinhos com microagulhas, com o objetivo de estimular as células responsáveis pela produção de colágeno. Este “roller”  cria pequenos canais na pele, ou seja, logo após o procedimento podem ser colocados esses princípios ativos sobre a pele com ótima penetração cutânea.

Resultados

Um verdadeiro divisor de águas na dermatologia, esta técnica tem um alto nível de comprovação. Diversos estudos demonstram a melhora da pele dos pacientes tratados com cerca de 60 a 80% de aumento dos níveis de colágeno e elastina, bem como 40% da espessura da camada espinhosa da pele. O procedimento é seguro e os resultados são impressionantes, especialmente para flacidez corporal, estrias e cicatrizes. O processo de microagulhamento envolve a utilização de agulhas finíssimas para criar micro-perfurações na epiderme.

Ele pode ser leve, moderado ou profundo e para as diversas finalidades – desde a melhora do brilho da pele até a suavização de rugas profundas, cicatrizes e estrias.

* Luciana Maluf é médica dermatologista (CRM 113699) do Hospital Sírio-Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia e médica-preceptora do Ambulatório de Laserterapia da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP).