Ou, quando a vida lhe dá um limão – não o borrife no rosto

limao limonada

É facinho. Você vai na busca ou na hastag da mídia social – Youtube, Pinterest, Facebook, Google+… Instagram – e lá está a dica sensacional, a última palavra de truques de maquiagem, cosméticos e tratamentos ‘dermatológico-caseiros’ para contornar pequenos e grandes problemas de pele, cabelos e unhas.

Algumas dessas sugestões podem até fazer sentido e ser úteis, mas muita cautela nessa hora! O que parece ser um ‘inocente-útil’ conselho pode levar a irritações e outros danos mais sérios.

Nesta série de posts ‘Dicas Sem-Noção’ vamos comentar alguns desses conselhos e sugestões que circulam por aí, mostrando o que eles podem ter de verdade, de lenda e de potenciais prejuízos para você.

E se você quiser, colabore conosco, fazendo sua pergunta ou nos alertando sobre um dessas dicas ‘sem-noção’ que ainda não abordamos.

 

1. A Dica: ‘Use leite de magnésia para fixar a maquiagem’ 

A verdade: Leite de magnésia, ou hidróxido de magnésio, é um laxativo e antiácido que trata prisão de ventre e acidez estomacal. Diz a lenda que o produto funciona como um ‘primer’ para fixar a maquiagem devido à sua textura matificante. A tática pode até funcionar para algumas pessoas, mas o mais provável é que provoque problemas. O leite de magnésia é alcalino, seu nível de Ph é 10 ou 10,5. Já a camada externa da sua pele é mais ácida, com Ph em torno de 4.2 a 4.6 – ou seja, o leite de magnésia é básico, sua pele é mais ácida. Neutralizando a acidez de sua pele, você vai criar um ambiente de crescimento para bactérias – elas não gostam de ambientes ácidos.

Conclusão: procure um bom produto que faça o primer para a sua maquiagem, existem vários no mercado que vão matificar a pele oleosa e são desenvolvidos para serem usados no seu rosto.

 

  1. A dica: Secar uma espinha, esfregando enxaguante bucal.

A verdade: Aquele produto colorido e cheiroso com o qual você faz a higiene de sua boca após a escovação dos dentes contém produtos químicos e fragrâncias projetados para a sua boca e não a pele delicada em seu rosto. Em alguns deles há um alto teor de álcool, o que vai ‘ajudar’ a secar e irritar sua pele ainda mais. Em vez disso, esmague uma aspirina ou use o gel de uma cápsula de Advil (Ibuprofeno). Ambos são produtos anti-inflamatórios, aplicá-los na sua espinha ajuda a reduzir o inchaço.

 

  1. A Dica: Para eliminar cravos escuros, esfregue meio limão e algumas gotas de mel no seu nariz e queixo, deixe secar e lave.

A Verdade: Cravos são poros entupidos de gordura cuja tampinha, exposta ao ar, oxida e fica preta. É muito pouco provável que o suco de limão possa penetrar no poro e desbloquear a gordura dentro dele. Além disso, a aplicação de mel diretamente na pele do rosto pode de fato bloquear seus poros ainda mais. Se você tem cravos, o melhor é falar com o seu dermatologista – existem recursos simples, baratos, seguros e eficazes para livrar-se deles.

 

  1. A Dica: Passe desodorante roll-on no contorno do biquini para prevenir pelos encravados depois da depilação com lâmina.

A verdade: Depois de raspada na área do bikini, a pele tende a ficar um pouco seca e irritada. Adicionar a tudo isso o desodorante, que seca a pele, só vai piorar o problema. Desodorantes contém poucos componentes hidratantes, assim se sua pele está sensível após ter sido raspada, use loções sem óleo que não bloqueiam os poros ou uma loção gel própria para amaciar a pele e prevenir aquelas lesões pós raspagem.