Foto: Divulgação

Nunca é demais lembrar da importância da fotoproteção – mesmo no inverno e nos dias nublados, quando o sol pode parecer mais “tímido”, mas os raios UV continuam agindo de forma ruim na pele, da mesma forma como no alto verão, ainda que com menor incidência.

Mas para manter a pele protegida, a reaplicação do produto também é fundamental. A recomendação é reutilizar o protetor a cada três horas – ou, ao menos, pela manhã e na hora do almoço (mesmo nos meses de frio). E é aí que surge a dúvida: o que fazer com a maquiagem?

A boa notícia é que a tecnologia cosmética já nos beneficiou com opções que evitam a necessidade de lavar todo o rosto e ter que refazer o make no meio do dia. Reunimos aqui alguns desses aliados:

Hidratante com fator de proteção solar (SPF) e cor – Conte com a ajuda de seu dermatologista para achar a fórmula adequada ao seu tipo de pele e considere trocar a base por um produto mais leve, como um BB ou CC cream com SPF e um toque de cor. Para além da fotoproteção diária, aderir a essa alternativa é também um investimento a longo prazo para a saúde da pele.

Spray fixador de maquiagem com protetor solar – Transparentes, eles cumprem a função de fixar o make e ainda deixam uma camada protetora na pele. E o melhor: podem ser usado antes, durante ou depois da maquiagem.

Pó facial com proteção – Tripla função aqui: garante que a maquiagem fique no lugar, ajuda a diminuir o óleo facial em um dia úmido e ainda protege a pele contra os raios UV. Para quem não gosta dos pós soltos, uma boa opção são as versões de cobertura média e que já vêm com cor. Dessa forma, é possível retocar a maquiagem e aplicar o protetor ao mesmo tempo.

Dica

Uma saída para um rosto protegido, e sem nenhum efeito colateral, é optar por fórmulas com textura em gel, sérum, loções e cremes com toque seco – que podem ser aplicadas também nas regiões do pescoço e do colo. Em casos de pele seca ou muito sensível e de uma exposição mais prolongada, prefira os produtos um pouco mais cremosos, já que os fluidos resistem menos à água e ao vento.